❂ Desenvolver o planejamento, direção, treinamento, determinação de rotas, pagamento e motivação, à medida que estas tarefas se apliquem a força de vendas.
❂ Elaborar um plano de vendas que atendam o potencial de mercado, potencial de vendas, histórico de vendas, previsão orçamentária, margem de contribuição, territórios, rotas e quotas.
✔ Mapeamento dos processos de vendas, documentação e padronização.
✔ Desdobramento de metas de vendas e controle da margem de contribuição.
✔ Estabelecer território e rotas claras.
✔ Conservar a estrutura organizacional com equipe adequada (gerentes, vendedores, representantes, apoio interno e externo).
✔ Definir uma previsão orçamentária pelo potencial de vendas em relação ao mercado.
✔ Adequação legal dos canais de distribuição e representação.
✔ Monitoramento de indicadores de gestão de performance.
❂ Alinhar a equipe comercial para cumprir as metas anuais, baseadas no orçamento da empresa.
❂ Desdobrar metas de forma técnica, garantindo a distribuição dos esforços para viabilizar vendas alinhadas a estratégia da empresa.
❂ Plano de Ação para análise e criação de novos produtos.
❂ Treinamento de vendedores e monitoramento da prospecção de novos clientes e manutenção da carteira atual.
❂ Criação de KPI’s para monitorar: Mix de Produtos; Margens de Contribuição; Precificação estratégica por região; Potencial de vendas em relação ao tamanho do mercado; Canal de Vendas (representantes, vendedores, distribuidores).
✔ Aumento das vendas e da margem de contribuição.
✔ Estoques combinados com as vendas e redução do tempo de giro de produtos.
✔ Metas bem definidas e desdobradas de forma estratégica.
✔ Prospecção para abertura de novos clientes e áreas de atuação.
✔ Aumento do comprometimento da equipe e da competitividade da empresa.
✔ Redução de custos, despesas com vendas e erros no processo.
✔ Aumento da qualidade percebida pelo cliente.
✔ Relatórios mais objetivos alinhados a estratégia da organização.
✔ Indicadores de monitoramento de metas.