❂ Implantação de SGC baseado em documentos, procedimentos e rotinas estruturadas segundo as melhores práticas de mercado para governança, tais como:
a) Conselhos (administração, fiscal , família);
b) Estatutos e Regimentos;
c) Modelo de Gestão , indicadores e transparência nas informações;
d) Manual de Conduta e Conflitos de interesse;
e) Modelo e regras para Auditoria (interna e externa);
f) Avaliação de Executivos,Conselheiros e Assessores.
✔ Transparência na Gestão.
✔ Base de informações fortalecida que auxiliam a tomada de decisões.
✔ Minimização de conflitos de interesses (inclusive familiares, quando necessário).
✔ Melhoria da estrutura de votação e decisões estratégicas.
✔ Executivos e/ou Conselheiros melhor qualificados (devido ao processo de seleção e avaliação).
✔ Melhoria nos resultados corporativos da empresa.
❂ Aplicar ferramentas gerenciais (SWOT, PEST, BSC) para identificar os pontos estratégicos da organização.
❂ Alinhar a missão, a visão, os valores e as metas organizacionais com a dinâmica competitiva do mercado.
❂ Sistematizar as informações levantadas e usá-las de forma mais produtiva e direcionada, seguindo os objetivos primários da organização.
❂ Criar um Plano Mestre flexível e capaz de orientar os executivos da empresa para atingir seus objetivos estratégicos, facilitando a análise e correção de rotas, de acordo com as exigências de velocidade e adaptação ao mercado.
❂ Alinhar processos, recursos e tecnologias disponíveis com a estratégia da organização.
✔ Assertividade na tomada de decisões.
✔ Sustentabilidade do negócio por meio de um planejamento de médio e longo prazo.
✔ Processos, colaboradores e tecnologias alinhadas para atingir os objetivos estratégicos da organização.
✔ Aproximar a missão, a visão, as metas e os indicadores de desempenho da empresa.
✔ Mais agilidade nas correções de rotas organizacionais.
❂ Entendimento do modelo de negócio envolvendo estrutura interna (gente e tecnologia), marketing (investimentos e principais ações), mercado consumidor e fornecedor (geograficamente), concorrentes (preço/praça) , objetivos estratégicos , sócios, desempenho atual financeiro ou projeção caso a empresa não tenha atividade;
❂ Aplicação de ferramentas gerenciais para identificar os pontos estratégicos do plano de negócio: CANVAS, SWOT, BSC e Forças de Porter, avaliando assim o negócio, seu mercado e sua concorrência;
❂ Projeções financeiras do negócio envolvendo Receitas de Venda, Custos/Despesas Variáveis, Custos/Despesas Fixas, Investimentos necessários e projetando Fluxos de Caixa e eventuais necessidades de Financiamentos;
❂ Elaboração de DFC projetado e análise de ponto de equilíbrio, TIR, VPL, Payback do Negócio e Necessidade de Capital de Giro.
✔ Avaliar Viabilidade Econômico e Financeira do Negócio.
✔ Análise Crítica do mercado e concorrência.
✔ Mitigação do risco de falência nos primeiros anos do negócio (maior causa é a falta de planejamento estratégico e controles financeiros eficazes)