PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Saiba onde quer chegar!

03/06/2021 Categoria: ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Estamos no começo de mais um ano desafiador e com realidades que estão em mudanças mais rápido que nossa velocidade interna dos negócios e dentro das organizações.
O planejamento estratégico é fundamental para entender e deixar claro o modelo de negócio da empresa e se esse modelo se adequa ao tipo de serviço ou produto oferecido para a realidade atual.
Então o que é esse planejamento?
“Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o meio ambiente” Philip Kotler.
Seguindo este racional e aplicando ferramentas específica ao processo de elaboração do planejamento devemos:
• Aplicar ferramentas gerenciais (SWOT, PEST, BSC) para identificar os pontos estratégicos da organização.
• Alinhar a missão, a visão, os valores e as metas organizacionais com a dinâmica competitiva do mercado.
• Sistematizar as informações levantadas e usá-las de forma mais produtiva e direcionada, seguindo os objetivos primários da organização.
• Criar um Plano Mestre flexível e capaz de orientar os executivos da empresa para atingir seus objetivos estratégicos, facilitando a análise e correção de rotas, de acordo com as exigências de velocidade e adaptação ao mercado.
• Alinhar processos, recursos e tecnologias disponíveis com a estratégia da organização.
A criação de um planejamento estratégico não pode ser feito às pressas e não pode pular etapas. Deve ter começo, meio e fim dentro de cada etapa e sempre baseado em dados atuais de cada setor.
Esse plano ganha maturidade com tempo e com os ajustes naturais que as transformações dos ambientes dos negócios e o próprio ambiente global nos impulsiona. Tornando a organização mais assertiva na tomada de decisões e sustentável por meio de um planejamento de médio e longo prazo.
Os processos, colaboradores e tecnologias alinhadas com os objetivos estratégicos da organização, aproximam a missão, a visão, as metas e os indicadores de desempenho da empresa e fornecem mais agilidade nas correções de rotas organizacionais.
Fonte: KND Consultoria e Treinamento Ltda ; www.knd.com.br
Scopi - Software de Palnejamento; www.scopi.com.br