Como encarar o ano novo preparado ? Uma palavra: Planejamento

03/06/2021 Categoria: ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Estamos finalizando 2018 e a sensação de incerteza no cenário econômico brasileiro ainda prevalece. Esta incerteza prejudica o foco dos empresarios para o planejamento 2019. Entretanto a anunciada implementação de uma política econômica de cunho liberal pelo novo governo pode aquecer o mercado e gerar oportunidades. Para aproveitá-las os empresários devem estar preparados. 
O Planejamento Estratégico é o momento onde este cenário deve ser analisado segundo um processo que permita à organização ter clareza quanto aos seus objetivos e ações para alcançá-los.
Isto passa necessariamente pela determinação da situação atual, de maneira simples, onde estamos, e onde queremos chegar. 
Vamos vender mais ? Caso tenhamos sucesso, temos capacidade de fornecer ? Temos a logística necessária ? Enfim, conseguiremos manter o padrão de qualidade dos produtose dos serviços ? 
A matriz SWOT é uma metodologia que oferece pontos de vista internos e externos para auxiliar na análise: é a sigla em inglês para forças, fraquezas (referentes ao ambiente interno), oportunidades e ameaças (referentes ao ambiente externo). Assim o gestor pode identificar internamente seus pontos fortes, que podem gerar um diferencial competitivo ao mesmo tempo em que fica atento a suas fraquezas para tomar as ações necessárias. Olhando para fora avalia quais as principais oportunidades, se prepara para aproveitá-las e como enfrentará as possíveis ameaças.
Estas questões deverão gerar alternativas e cenários que direcionarão as ações.
Uma vez estabelecidas as alternativas e as linhas gerais de ação, o plano deve ser desdobrado do nível estratégico, para os níveis tático e operacional. É este desdobramento que garantirá a convergência de esforços.
Estratégico : longo prazo (1 a 5 anos) para toda a empresa.
Tático: médio prazo (1 a 6 meses) para cada departamento.
Operacional: curto prazo (diário e hora a hora) , foco nas tarefas e atividades.
Distribuídas por estes três níveis podemos citar algumas providências que são muito importantes para o sucesso do planejamento:
Estruturar as Receitas e Gastos (custos e despesas) por grupos, categorias e responsáveis (matrizes) sob uma perspectiva realista de execução sempre baseada em dados reais de outros exercícios.
Definir metas para cada grupo e modelo de controle. O planejamento é um processo que se retroalimenta de constante controle para ajustes.
Criar e organizar Equipes de Melhoria Contínua (EMC), visando encontrar oportunidades de melhoria em receitas, custos e despesas. Essas equipes geram resultados por suas ações e projetos e ainda ajudam a disseminar a mentalidade de melhoria contínua.
Desenvolver planos de ações para implantar as melhorias e monitorar os resultados fazendo uso do ciclo PDCA (Plan, Do, Check , Act). 
Todo esse esforço retorna em gastos reduzidos, eliminando atividades e processos que não agregam valor (receitas) . 
Gera o desenvolvimento de uma cultura voltada ao resultado do negócio e a busca de soluções orçamentárias.
Desenvolve pessoal melhor qualificado para analisar, interpretar e desenvolver ações em tempo real, ajustando os gastos em função do planejamento orçamentário previsto ou por questões mercadológicas e estratégicas.
Democratização da informação de gastos, facilitando a interpretação e o sentimento de responsabilidade sobre os mesmos.
Enfim o planejamento estratégico é essencial para que as empresas consigam navegarrumo a um objetivo desejado e não passem o ano à deriva sujeita aos ventos e trovoadas do mercado e da competição.

Fonte: KND Consultoria e Treinamento Ltda; www.knd.com.br